Transition Brasil

Transition Brasil

O blog Futuros Desejáveis publica o vídeo Pela Natureza onde a ativista Greta Thurberg liga os pontos entre saúde, comida, biodiversidade, clima e animais. Ele foi lançado em parceria com a ONG Mercy For Animals, e está disponível no Canal Uol.

Convidamos Isabela Maria Menezes, do movimento Cidades em Transição, para dar sua opinião sobre o vídeo e o que ela pensa ser um futuro desejável. Segundo Isabela, o audiovisual é contundente e deve atingir os jovens que estão mais conscientes, mais conectados. “O fato de Greta ser jovem é uma esperança. Eles devem ver o ponto de virada pela rapidez com que as mudanças estão acontecendo”. Diz Isabela.

Sobre o futuro, Isa quer que exista um, e que ele seja um futuro onde o ser humano compreenda que está compartilhando do planeta e não o habitando como um explorador que quer consumir tudo. Seu maior desejo é que o ser humano perceba a lindeza da natureza, do direito dos animais e que ele aprenda a viver harmoniosamente com ele. Que se tenha respeito muito maior do que se tem hoje. “Não estamos aqui para exterminar ou arrancar as coisas. Tudo tem o direito de existir. Desejo profundamente um futuro onde a palavra regeneração e co-habitação seja realmente verdadeiro”. Afirma Isabela.

O presente é um momento de grande sensibilização. É onde se vê um número expressivo de pessoas entendendo e fazendo muita coisa mesmo com a grande roda do sistema ainda girando rápido. “Já consigo ver uma massa crítica muito maior de pessoas pensando diferente, mas ainda estamos naquele momento que precisamos de todo mundo para mudar.” Completa Isabela.

Sobre a sociedade brasileira, entende que o momento evidencia um país que vive a dualidade entre o retrógrado e o inovador, resultado de uma diversidade. Em sua visão particular de mundo declara: “É desse atrito que vamos crescer como sociedade, como país. Positivo e negativo, amor e ódio, alguns sentem mais outros menos. Nosso único trabalho é vivenciar tudo isso e melhorar como pessoa. É algo que se desenvolve dentro da gente e quando isso acontece é realmente bonito. Fazemos parte de uma coisa muito grande e de um planeta muito lindo”. Isabela declara com alegria Isabela.

E você o que pensa? Assista o vídeo e dê sua opinião.

Mazé Rosolino