O Movimento das Cidades em Transição | Transition Towns (www.transitionnetwork.org) foi imaginado pelos ingleses Rob Hopkins, Sophie Banks e Naresh Giangrande, com o propósito de desenvolver competências comunitárias para que as cidades atuais transformem-se em cidades mais resilientes, regenerativas e sustentáveis e que sejam capazes de enfrentar os desafios atuais localmente.
O movimento floresceu a partir da observação e do aprendizado através das necessidades e iniciativas orgânicas de cada lugar.
O foco da Transição é inspirar, encorajar, treinar, dar suporte e conectar comunidades na construção de uma vida melhor. Acreditamos na troca de experiências e na criatividade como sendo as bases para o fortalecimento de um sistema capaz de amenizar perdas diante das múltiplas crises que vêm se manifestando no planeta.
A Transição é uma revolução otimista, prática, resiliente e silenciosa, caminhando em direção ao futuro.
O Movimento, hoje, se manifesta como um conjunto de comunidades para reimaginar e recriar o nosso mundo.
Queremos Recuperar a economia, estimular o empreendedorismo, reimaginar o trabalho, requalificando-se e tecendo redes de conexão e apoio usando nossos corações, mente e mãos.
O movimento já existe em mais de 50 países, com milhares de grupos: em cidades, vilas, cidades, universidades, escolas. Uma das principais formas de se espalhar é contando histórias inspiradoras, e é isso que pretendemos fazer neste site. Acreditamos na governança horizontal com distribuição justa de poder e usamos metodologias sociais participativas para decidir e criar juntos.
Esperamos que você se sinta inspirado para participar.