Transition Brasil

MIT

Foto: MiT/ODS (1o Treinamento do Projeto Municipalities in Transition – MiT para os Pilotos em Santorso/IT, em mar/2018.) 

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/vila_mariana/noticias/index.php?p=82522 

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/vila_mariana/noticias/index.php?p=95559 

 

A oportunidade de aprimorar o diálogo com a municipalidadea fase dos pilotos 

É um projeto inovador, internacional, que tem como objetivo principal verificar como o poder público e a sociedade civil podem trabalhar melhor juntos para criar mudanças e soluções sustentáveis e resilientes para o enfrentamento dos desafios locais e globais 

Em começo de 2018, o Ecobairro  e sua parceria com o CADES Regional, Fórum Agenda 2030, Subprefeitura Vila Mariana, foi um dos 6 projetos selecionados entre 71 iniciativas inscritas no mundo, onde 5 são europeus e o Ecobairro (vila Mariana) único representante do sul-global. Atividades realizadas: Diálogos, Palestras, Treinamentos, Encontros e Mutirões comunitários, Pesquisa, Mapeamento e outros 

Durante o ano de 2018 e inicio de 2019, foi desenvolvida a primeira fase, dos pilotos, para experimentação da primeira versão do MiT Framework. Os aprendizados e melhorias alcançadas pelos 6 pilotos guiaram a composição de uma nova versão online e os resultados subsidiaram a composição do MiT System. 

O início da segunda fase MiT, a dos Pioneiros 

Graças à KR Foundation e à Open Society Initiative for Europe, o projeto dos Municípios em Transição pode continuar seu trabalho explorando como a sociedade civil e os governos locais podem trabalhar melhor juntos. 

Depois de uma primeira fase intensa e suculenta com seis pilotos, representando diversas geografias do planeta – Brasil, Hungria, Itália, Espanha e Portugal – o pontapé inicial da segunda fase ganha vida com Vila Mariana de São Paulo, Brasil e Valsamoggia da Itália comprometendo-se a ser nossos primeiros pioneiros. 

Ambas as comunidades já estão familiarizadas com os municípios em sistema de transição, pois fizeram parte de nossa primeira fase como pilotos. 

Na Vila Mariana, as principais ações realizadas ao longo de um ano foram o desenvolvimento e lançamento do Projeto Piloto de Arborização de Calçadas – PPAC e a criação de um Grupo de Trabalho de Sustentabilidade (mapeamento de iniciativas comprometidas com a sustentabilidade no território). Você pode ler mais sobre isso aqui. 

No caso de Valsamoggia, na Itália, as principais ações foram a criação do ValsaTV um canal de mídia local e um processo para desenhar os “Perfis de Gestores Públicos” usando um padrão da metodologia S3.  

Acompanhe: https://municipalitiesintransition.org/the-pioneers/  

Sobre o Ecobairro e o contexto da ação local e política  

O Programa Permanente Ecobairro, atual Instituto Ecobairro Brasil, com o foco na sustentabilidade que permeia o dia a dia, adota a proposta de 8 núcleos de sustentabilidade para bairros e cidade do futuro: Educação, Economia, Espiritualidade, Saúde, Comunicação, Política, Cultura e Ecologia – recebeu em 2005 o apoio das Nações Unidas. Desde o início do programa, ativando seu núcleo de política, o Ecobairro dá especial atenção a interface de diálogo com o poder público buscando criar uma via de ação conjunta e dando ênfase na importância da escuta e de que a sociedade civil também pode ser parte da solução. 

O DNA do Ecobairro propõe ações sistêmicas equilibradas em todas as áreas para que a sustentabilidade surja a partir dessas ações envolvendo indivíduos, sua casa, seu quarteirão/condomínio ou rua, seu bairro e em rede. Nesse sentido, ocupar espaços de representação, como conselhos, é uma dedicação constante colaborar na qualificação do diálogo e promover ações efetivas. 

O Ecobairro se propõe a apoiar moradores do bairro na adoção de práticas de sustentabilidade dentro e fora de suas casas, utilizando as seguintes metodologias: 

  • Identificar diferentes atores sociais do bairro, estimulando sua cooperação e prática sustentável; 
  • Identificar, em conjunto com a comunidade, medidas que ajudem a fomentar práticas de sustentabilidade, gerenciando sua implementação; 
  • Estabelecer parcerias; 
  • Tornar as experiências públicas, para inspirar outras experiências potenciais; 

O objetivo para o futuro é replicar o experimento em outras 31 subprefeituras de São Paulo. 

Alguns resultados observados: 

– houve aumento do número de pessoas envolvidas na comunidade 

– maior envolvimento do povo do município no planejamento, organização / execução de atividades 

– aumentou a visibilidade e credibilidade do CADES Regional Vila Mariana e de suas ações 

– facilitou a sociedade civil acessar os gestores municipais 

– foi feito o mapeamento inicial de 43 iniciativas 

– aumentou a identificação de iniciativas de acordo com o compartilhamento desses resultados 

– houve divulgação do MiTFramework aos outros conselhos e iniciativas 

– foi um exemplo claro de ods 16 e 17 concretizados, na prática 

– Iniciativas mapeadas no território: 43 iniciativas 

Como o MiT busca explorar como sociedade civil e poder publico possam trabalhar melhor juntos para responder aos desafios atuais, às mudanças climáticas e criar resiliência comunitária, o resultado da aplicação da metodologia colabora mais diretamente para localização e concretização dos ODS 11, 13, 16 e 17. 

Tutora: 

Lara Freitas (co-fundadora do Programa Permanente Ecobairro) 

Grupo Local Pioneiro 

Magda Beretta  

Isabela Menezes 

Elisa Rocha 

Sergio Shigeeda  

Luciane Y. Muruzaki  

Victor Leon Ades