Transition Brasil

Transition Brasil

RECONOMY

Somos uma iniciativa que nasce em rede (http://reconomy.rio), criada para fortalecimento de economia local através de empreendedorismo regenerativo.

O FÓRUM DE EMPREENDEDORISMO LOCAL REGENERATIVO tem o intuito de promover o encontro de empreendedores, empreendedores em potencial, investidores, investidores em potencial, especialistas e facilitadores de forma a fortalecer a economia local, aumentando a potência de inclusão e a participação de todos os atores locais de um território / região, diminuir situações sociais de escassez  e os impactos ecológicos negativos, bem como a dependência a empresas multinacionais e importações desnecessárias, colaborando, desta forma, para aumentar o bem-estar, os vínculos pessoais e a resiliência local.

A iniciativa pode desempenhar um papel importante na criação de condições para o surgimento de novos atores econômicos, novos modelos de negócios e investimentos a serem testados, criando uma nova cultura empresarial de colaboração e apoio em rede pela prosperidade coletiva. Esse movimento ativa, diretamente, os ODS 3, 5, 8, 10, 12 e 17. É um movimento que trabalha pelo resgate da saúde integral, igualdade de gênero, trabalho digno, redução das desigualdades, consumo consciente de produção local e alianças para a construção de uma nova cultura socioeconômica de cuidado ambiental.

Uma nova cultura pela regeneração está em curso! Sigamos juntos!

O Projeto REconomy, nasceu do movimento Transition Towns Totnes, criado em 2006 pelo inglês Rob Hopkins, em Totnes, inglaterra. O movimento tem por objetivo apoiar a comunidade a desenvolver competências para a transformação  das cidades em modelos mais sustentáveis, unindo pessoas para reimaginar e reconstruir nosso mundo.

Trata-se de um movimento de comunidades que estão se aproximando para enfrentar os grandes desafios globais, começando pelo local. Ao se unirem, são capazes de ativar a inteligência coletiva e criar  soluções originais e inovadoras. 

Nesse contexto, surge o REconomy, como uma frente do TT para cuidar do olhar econômico do movimento.

Tudo começou a partir de perguntas: a economia local está aproveitando ao máximo o potencial oferecido pelo território em que vivemos e cuidando de volta do território e da pessoas numa relação de ganha-ganha-ganha (ganha o comércio, ganha o cliente/comunidade e ganha o território/planeta)? O trabalho que está sendo feito e o que está sendo produzido em nossa região está ajudando a tornar nossa comunidade mais feliz e saudável? Como podemos apoiar empresas e atividades econômicas através das quais os benefícios são amplamente compartilhados, e não apenas usufruídos por alguns?

Essas perguntas geralmente levam à ação. REconomia é o termo amplo que usamos para cobrir a gama de atividades que os grupos de Transição realizam com o objetivo de transformar sua economia local: por uma economia RE-localizada e RE-generativa. Na prática, o REconomy se propõe a apoiar a recuperação local  da economia, estimulando o empreendedorismo, criando resiliência local, reinventando o trabalho, se capacitando novamente e tecendo redes de conexão e apoio.