O blog Futuros Desejáveis é um espaço para dar voz a iniciativas da Transição Interna e de Território com reflexões e notícias sobre realizações e projetos relacionados aos princípios do movimento Cidades em Transição.
Flávia Muniz, do Rio de Janeiro, atendendo a um chamado de participação, apresenta o podcast Frutífera, e a inspiração que o treinamento do REconomy proporcionou em sua construção. Participe você também. Deixe seu comentário!
TRANSIÇÕES FRUTÍFERAS – por Flávia Muniz
O podcast Frutífera nasceu em junho de 2020 durante a pandemia. Surgiu com o intuito de entrelaçar algumas ideias que estavam muito claras para mim, mas que não estavam transparentes para quem ouvisse a música que faço ou lesse os livros que escrevo. O podcast trouxe essa possibilidade de utilizar a multilinguagem, a paisagem sonora e uma comunicação mágica para falar de assuntos que se tocam e se completam, temas sérios e sistêmicos da nossa sociedade, mas com um caráter brincante.
Naquele momento da criação do Frutífera estávamos todos confinados e penso que as diversas perguntas inquietantes que tínhamos ganharam novos ares dentro de uma situação emergencial como a que o covid nos fez viver. Tive três “musos” naquela ocasião: o REconomy, o Lab Corpo Palavra e o curso de Gestão Cultural Eslipa.
O podcast Frutífera gerou a possibilidade de fluxo. Passei a ter parceiros e convidados nos episódios e, além disso, essa iniciativa trouxe outros trabalhos em outros dois podcasts que também flertam com a temática da transição: o Divã e o Decopulagem. Todos estão disponíveis nas plataformas digitais de áudio.
Eu sou Flávia Muniz, cantora, compositora, poeta e aprendiz de pássara. Em 2007 tive uma experiência de quase morte e isso me trouxe uma grande questão: o que estou fazendo aqui na Terra? Mergulhei em pesquisas sobre diversos assuntos: a Carta da Terra, as transformações planetárias e os novos paradigmas, mas tudo isso não bastou. Estamos aprendendo coletivamente a entender e transmutar esta herança toda chamada repertório colonial de séculos, séculos e séculos…
Texturas sonoras e palavras sempre me atraíram e tudo o que faço na vida me chega de uma forma bastante intuitiva. Mesmo tendo estudado música e um pouco de escrita, a minha grande escola foi a possibilidade de me envolver com a minha espiritualidade e dela extrair alguns ensinamentos que me levaram a entender melhor o que é estar consciente no planeta. Quando comecei a editar o meu podcast o fiz de maneira autodidata e depois fui buscando aprimorar a técnica, tentando levar a melhor experiência possível para os ouvintes.
Por que Frutífera? Para falar de sementes crioulas, de frutas tropicais e agroecologia, de música e poesia, de comunidade e cooperação, de interdependência e ubuntu, de ecofeminismo e de um mundo pacífico. Ou seja, comunicar a minha visão de mundo de uma forma natural e transparente. Se vocês escutarem a Trilogia da Terra talvez percebam pinceladas dessa “Tarumim Omã”, minha “Passárgada” tão sonhada. Mas esse talvez seja outro texto para futuras conversas.
Vídeo: Frutífera ::: Transição Planetária, Mudança de Hábitos e Bem Viver – Disponível em: https://youtu.be/5hnsF_k36pE
- Flávia Muniz
- Instagram: @flaviamuniz.frutifera
- Spotify – Flávia Muniz
- Celular (WhatsApp): (21) 99631-5595
- REconomy
- Movimento de potencialização da economia local pelo desenvolvimento regenerativo de territórios, resgatando vínculos de comum-unidade!
- https://www.instagram.com/reconomy.rio/
- Curadoria e edição de texto: Mazé Rosolino
- Revisão de texto: Elaine Canhete
Comentários