Transition Brasil

O Movimento das Cidades em Transição na Granja Viana iniciou-se em 2009 e vem transformando nossa região através da vivência e da emoção. Acreditamos que somente a emoção ensina e transforma e é isso que temos feito nesses anos todos. Viver a transição em toda a sua diversidade de atores, experiências e ações está mudando, de maneira profunda, constante e orgânica as relações na região onde moramos e onde temos o nosso grupo.

Temos uma região rica em diversidade social e econômica, muito interessada e preocupada com questões ambientais, com histórico de luta na preservação de suas matas e de seus bolsões verdes. Um local que abraçou o Movimento das Cidades em Transição de uma maneira espetacular, talvez por sua riqueza e diversidade social e seus apelos ecológicos. A mágica do gênio do coletivo encontrou, na Granja Viana, um terreno fértil para se desenvolver.

Acreditamos que estamos colaborando, de forma efetiva, com a educação para o desenvolvimento sustentável de nossa região.

O grupo vem se reunindo semanalmente, há onze anos, em locais diversos. Isto mostrou-se uma metodologia interessante, pois, a cada encontro, podem surgir novos participantes que se agregam ao grupo justamente por isso.

Após o início da pandemia, passamos a nos encontrar virtualmente e foram impressionantes a preparação e a resiliência do grupo em adaptar-se rapidamente à nova situação.

 

Grupo Iniciador
Daniela Terracini
Isabela Maria Gomez de Menezes
Sílvia Rocha
Thereza Franco
Grupo Nuclear Atual
Angélica Buonfiglioli
Daniela Terracini
Fernanda Campos Luiz
Heloisa Reis
Isabela Maria Gomez de Menezes
Luis Vicente Romero
Márcia Catunda
Mônica Rosales
Sílvia Rocha
Silvia Sanches
Solange Viana
Thereza Franco

Conheça os membros do nosso Grupo Gestor 2020 neste link e veja também seus depoimentos sobre o movimento e sua participação na transição.

O Grupo do TGV conta com quarenta e oito participantes na sua rede de comunicação e incontáveis participantes nas ações que promovemos. É uma rede de colaboração e suporte que, quando convocada se reúne e participa.

Nosso grupo utiliza várias metodologias sociais participativas, que vêm trazendo excelentes resultados. As relações e sua nutrição são fundamentais para nós, e o fato de as cultivarmos contribui para formar o tecido social onde a confiança, a amorosidade e a amizade nos mantêm unidos até hoje, de forma saudável e profícua.

Adotamos a prática da Organização de Centro Vazio como governança, na qual a ausência de hierarquia, a estrutura de decisão horizontal e a ação autônoma e empreendedora são executadas de forma descentralizada e se adequam ao espírito do grupo.

Adotamos também a Sociocracia como forma de tomada de decisão em grupo, um método de governança que produz maior comprometimento, níveis mais altos de criatividade, liderança distribuída, harmonia mais profunda e um grande aumento da produtividade. Os princípios baseados nos valores de equivalência, eficácia e transparência são desenhados para fomentar a união e o respeito ao indivíduo.

Principais Ações do Grupo

Em onze anos de Transition Granja Viana, desenvolvemos e colocamos em prática inúmeras ações em nossa comunidade. Acesse os links de cada ação para saber mais.

Algumas das ações realizadas pelo Transition Granja Viana (2012)

Ações Locais

Feira de Trocas AUescambAU | Esta foi a primeira ação do Transition Granja Viana, que se iniciou em 2010. A feira colocava em prática a ideia de transformar hábitos de consumo, visando a sustentabilidade, a solidariedade e o espírito comunitário. Esta feira evoluiu e tornou-se o atual Mercado de Trocas da Granja Viana, uma atividade mensal que acontece desde 2016, todo terceiro sábado do mês. 

GOL | Gostamos de Orgânicos Locais | A proposta de criarmos este grupo visou uma rotina de compra de orgânicos locais, fresquinhos e a preços acessíveis, incentivando e prestigiando os produtores da região. Esse grupo evoluiu para a EcoFeira Granja Viana que vem acontecendo desde 2010, com o intuito de fomentar a comercialização e a cultura dos alimentos saudáveis  e do artesanato local. Após um período de itinerância, atualmente acontece em local e horários fixos, no Parque Teresa Maia, todos os domingos. A EcoFeira Granja Viana, desde o início, vem se consolidando também como um ponto de encontro da comunidade, além de um espaço para shows, atividades físicas e artísticas, de aprendizado e compartilhamento de experiências.

#granjasembituca | A partir de uma caminhada com catação de lixo realizada para a Hora do Planeta em 2019, surgiu a inquietação do grupo sobre a enorme quantidade de bitucas de cigarro recolhidas. Após pesquisa, Thereza Franco conseguiu o contato de uma empresa do interior de São Paulo que realiza a coleta e a reciclagem deste resíduo altamente tóxico e poluente. Juntamente com o grupo, Thereza apresentou um projeto ao Secretário do Meio Ambiente do município de Cotia. Após um período de análise, o projeto foi aprovado e a prefeitura instalou mais de 30 caixas coletoras de bitucas em vários locais de alta circulação de pessoas, como postos de saúde e delegacias.

Rede de Saberes | É um modelo não monetário que visa facilitar a circulação de conhecimentos na comunidade. Este modelo está baseado na ideia de uma rede aberta à reciprocidade, à igualdade dos valores de conhecimentos e a gratuidade na sua transmissão. Basta entrar no site, fazer o cadastro, oferecer e receber os mais diversos e divertidos saberes!

Projeto Histórias Reveladas | A mostra Histórias Reveladas, com fotos de Alberto Lefèvre, autor do projeto, e textos de amigos da Ecofeira, foi uma iniciativa que envolveu escritores, colunistas e jornalistas granjeiros, incumbidos de pesquisar e contar a história de cada um dos ecofeirantes. 

Caronetas da Granja | O grupo de caronas funciona na plataforma do WhatsApp e conta com mais de 200 membros. Acreditamos que dar e receber carona aumenta nosso círculo de amigos, reduz a nossa pegada de carbono, ajuda a diminuir o trânsito e fortalece a comunidade. A região da Granja Viana abrange vários municípios e é precária quanto a transportes públicos. Não há metrô na região, e o mais próximo está a cerca de 12 quilômetros do “centrinho” da Granja. Além disso, muitas famílias estão optando por ter um carro só. O Grupo Caronetas, a cada dia, ganha mais adesões e entusiastas.

Dia de Comadre | Em ateliê, um círculo de mulheres se reúne para resgatar o convívio, a roda de conversa, a criatividade, o trabalho artesanal, o riso, as receitas, a alegria e o poder do sagrado feminino.

História na Escola | Em 2010, uma das diretoras da Escola da Granja, sabendo que o Site da Granja tinha em seus arquivos muitas fotos antigas do bairro, convidou Thereza Franco, proprietária do Site, para fazer uma apresentação para as crianças do 2º ano do Ensino Fundamental. Formada em História, Thereza adorou o convite e investiu na ideia: junto com o movimento Transition Granja Viana, criou o projeto História na Escola, que tem como objetivo contar a história da Granja Viana através de seu acervo fotográfico, desde a chegada do pioneiro Niso Viana à região, nos anos 40, até os nossos dias. A iniciativa tem como objetivo resgatar a história local, levando-a para a escola, para que crianças e jovens da região cresçam identificando suas raízes e valorizando o lugar onde moram. Afinal, só amamos aquilo que conhecemos!

Projeto Identidades | Trata-se de um projeto em desenvolvimento que visa estimular a noção e a sensação de pertencimento e de criar condições de identificação e visibilidade dos locais de importância histórico-geográfica da Granja Viana. Pretende instalar placas especialmente elaboradas para que, ao transitar pela região, as pessoas saibam algo da identidade e das características do lugar. A ideia básica inclui a intervenção urbana participativa entre poder municipal e sociedade civil organizada para que se humanizem os locais de passagem e seja favorecida a relação entre as pessoas e seu entorno.

Arte Junto | As discussões do Transition Granja Viana sobre diversos aspectos da vida da sociedade contemporânea levaram as artistas do grupo a refletir sobre questões que podem ser discutidas através da ação artística. Dessas reflexões surgem projetos que pretendem propor a discussão artístico-cultural aos cidadãos e aos grupos culturais da região de atuação. Busca a interatividade e a ação colaborativa para marcar presença e intenções conjuntas, de forma dinâmica, expressando suas reivindicações e visões de um futuro próximo mais integrado e sustentável.

Mão na Massa | Como complemento do evento A Hora do Planeta na Granja Viana, nasceu o Projeto Mão na Massa – o nosso dia de “pegar no batente” e revitalizar espaços públicos da Granja Viana. Trabalhamos em três espaços públicos: Praça Santa Adélia (2010); Parque Teresa Maia (2011); Praça Parque São Jorge (2012).

Temperando suas memórias | Este grupo tem como objetivo principal a celebração! Nada é mais importante do que honrar e celebrar as ações e os sucessos do grupo. 

O Temperando é assim: cada participante do jantar traz um quitute que seja uma receita de família e coloca na roda. Trazemos as histórias dessas receitas, compartilhamos com todos, jantamos juntos, rimos até de nossos eventuais insucessos e fortalecemos nosso tecido social. Simples assim.

SOS Calçadas | Este projeto, ainda em fase de estudo para futura implantação, reflete a situação bastante comum em muitas cidades brasileiras que viram seus espaços serem cedidos ao uso privilegiado do automóvel. Ao pedestre apenas restou quase nada de espaço para passar, em muitos casos. A ideia do projeto é reunir a comunidade e o poder público para transformar uma rua da Granja Viana em “rua modelo” e mobilizar os moradores convidando-os a promover as mudanças, construindo calçadas padronizadas, com acessibilidade, instalação de áreas de drenagem, jardins de chuva e possivelmente ciclo-faixas.

Tudo Junto e Misturado | Programa de rádio criado em parceria com Thaïs Roji, do Jornal D’Aqui e Felipe Paltronieri, da Estrela da Cidade Produções, que criaram uma rádio comunitária na web para falar sobre a Granja e sobre sustentabilidade.

Ações de Conscientização

#granjasemcanudo | Numa parceria inédita com o Shopping Granja Viana, que deu muita visibilidade ao projeto, o grupo conseguiu ampliar a conscientização da comunidade sobre a questão do consumo excessivo de plásticos em geral, especialmente dos canudos plásticos e todas as suas consequências. A ação reverberou também em vários restaurantes, em centros comerciais e em outros pontos gastronômicos que reduziram a utilização dos canudos plásticos.

Voto Onde Moro | A campanha teve o objetivo inicial de motivar os granjeiros moradores de Carapicuíba – um dos municípios que compõem a Granja Viana – que votavam em São Paulo ou em outras cidades, a transferir seus títulos para exercer sua cidadania onde moram. E acabamos por ampliar a atuação de nossa campanha para toda a região e municípios que formam a Granja Viana, a saber: Cotia, Carapicuíba, Jandira, Osasco, Itapevi e Embu das Artes. Nós nos demos conta de que o slogan desta campanha é universal, pois cada vez se faz mais necessário atuarmos, acompanharmos, fiscalizarmos, pleitearmos, enfim, participarmos das políticas públicas locais.

Oficina Água Cai do Céu | O objetivo é trazer e implementar tecnologias de captação de água de chuva, de baixo impacto e custo, na nossa região. Foram mais de três oficinas e, hoje, temos um total de 8 conjuntos de cisternas instaladas e funcionando.

Seguimos rumo a mais resiliência para a nossa comunidade, porque a água que cai do céu é de graça e, cada vez mais, precisamos ter um relacionamento mais honroso e saudável com os recursos do planeta.

Do Meu Lixo Cuido Eu | Grupo de trabalho que conduz oficinas que visam mudar a relação do ser humano com o lixo. Os assuntos tratados são: Lixo: Jogar fora? Onde é o fora? O meu lixo eu jogo dentro e o que é jogar dentro?;  Ciclo da vida X cadeia de consumo; Casas como centros de consumo ou como centros de produção?; A Preciclagem e a vida; Da pequena pecuária urbana – minhocas, coelhos, galinhas e outros bichinhos. 

SOS Pedestres | Abaixo-assinado criado com o objetivo de reivindicar ao Poder Público Municipal a instalação de “faixas de pedestres” em locais com grande fluxo de pessoas.

 A ausência das faixas dificultava a travessia e colocava em risco a vida de estudantes, trabalhadores e pedestres em geral.
 Esta ação conseguiu o seu intento.

http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N2428 

Movimento Compra Local | Campanha para o estímulo ao consumo local, na qual nos propusemos a divulgar a importância de fortalecer nossos produtores, comerciantes e artistas locais, tanto entre nós, como para a imprensa e as mídias locais. 

Pão Nosso De Cada Dia | Um grupo de homens e mulheres que reconhecem a beleza de aprender a fazer o pão nosso de cada dia, pois saber fazer seu próprio pão é uma grande fonte de prazer e valorização do fazer com as próprias mãos. 

Cinepapo da Granja Viana | Pipoca, cinema, amigos, bate papo, um bom filme e muita reflexão e sensibilização! Melhor, impossível! Um cineminha por mês, trazendo documentários e filmes que normalmente não passam nos circuitos tradicionais!

Ações Globais

Café Reparo | Iniciativa global, trata-se de locais onde as pessoas se encontram para consertar objetos e aparelhos em conjunto, estimulando também a troca de saberes. Na Granja Viana, a parceria foi realizada com a Associação São Joaquim, de Carapicuíba, onde encontramos nossos especialistas voluntários, muitos deles  idosos frequentadores da associação, com habilidades para o conserto de roupas, panelas, facas para afiar, equipamentos elétricos, óculos, violão e viola, abajur, peças de tricô e crochê e eletroeletrônicos. Os visitantes podem trazer seus itens quebrados de casa e, juntamente com os especialistas, começam a fazer seus consertos em um processo contínuo de aprendizagem. Mais recentemente, o Colégio Sidarta, também da região, aderiu ao movimento levando os jovens alunos e suas famílias a participar desta interação com os idosos da Associação.

A Hora do Planeta na Granja Viana | Um evento mundial, no qual a Granja Viana participou com uma proposta diferente. Além de aderir à campanha que tem a finalidade de chamar a atenção para o aquecimento global, a nossa ação local englobou também a arrecadação de recursos para a revitalização de espaços da comunidade granjeira, com o Projeto Mão na Massa. A cada ano, uma nova ação de conscientização é realizada pelo grupo, desde parceria com restaurantes da região para oferecimento de jantares à luz de velas e até a mobilização para catação de lixo nas ruas.

Plantio Global | No mês de março de cada ano, o grupo se une à ação mundial Plantio Global, revitalizando diferentes áreas dos municípios onde está a Granja Viana. Nos dois últimos anos, a Avenida São Camilo, uma das principais vias de acesso da região (residencial e comercial), ganhou o 1º Corredor Verde de Polinização da região, com espécies arbóreas nativas da Mata Atlântica – floríferas, frutíferas e melíferas.

Reflexão Final

Nossa visão de futuro é melhorar sempre as relações internas, melhorar a capacidade de organização e o desenvolvimento de parcerias nas esferas privadas e públicas, buscando fortalecer o relacionamento dentro da própria comunidade. Utilizamos ferramentas disponibilizadas pelo movimento, como o Health Check, para focarmos onde o grupo precisa se aprimorar, sempre respeitando nosso formato orgânico e o tempo e as condições de cada um, em seus processos internos. 

Acreditamos ser importante convocar os jovens, provocando neles as reflexões que o movimento e as ações locais trazem para que, no futuro, tenhamos pessoas com visão mais sistêmica e aberta na direção das mudanças que o mundo tanto precisa.

Que mudanças seriam essas? Para onde queremos ir? Que mundo queremos criar? O que é ainda sustentável neste planeta que, todos os anos, entra no vermelho, em termos de escassez de recursos naturais, já no mês de agosto, segundo estudos da Global Footprint Day? Como sustentar a vida humana no planeta?

Somos nós que vamos fazer essa mudança e acreditamos que estamos colaborando, de forma efetiva, para a educação voltada ao desenvolvimento sustentável de nossa região.

E, finalizando esta apresentação, nos inspiramos na máxima atribuída a Mahatma Gandhi:

Que tal sermos a mudança que queremos ver no mundo?